Publicado por: bulimundo | Março 24, 2009

Diabetes já afecta um milhão de portugueses….adeus esperança de vida….


por DIANA MENDES

Hoje

Em Portugal, quase um milhão de pessoas têm diabetes. De acordo com o estudo da prevalência da diabetes em Portugal, que é hoje apresentado, já atingimos o número de casos esperado só para 2025 – ou seja, 16 anos antes do que estava previsto.

A continuar com esta evolução, é possível que, nessa altura, “tenhamos 20% da população com a doença”, calcula José Manuel Boavida, o coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes.

Os números divulgados hoje mostram uma prevalência muito acima dos últimos dados conhecidos, do último Inquérito Nacional de Saúde (2005/6), que avançavam uma prevalência de 6,5% da diabetes. Luís Gardete, presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), avança ao DN que “estes dados incluem os casos não diagnosticados, que rondam 40% do total”.

“Muitas pessoas ainda não sabem que têm diabetes e apenas têm conhecimento disso quando já têm sintomas graves, como problemas oculares (retinopatia diabética) ou dos rins”, explica.

Amanhã serão também conhecidos os dados sobre pré-diabetes, ou seja, sobre as pessoas que correm maiores riscos de vir a desenvolver a doença. “Se somarmos os pré-diabéticos ao número de pessoas com a doença, ultrapassamos largamente o milhão de casos”, diz Luís Gardete Correia. Há muitas pessoas com alterações ao nível da tensão arterial, colesterol ou com excesso de peso que podem vir, ou não, a tornar-se diabéticas.

Parte deste crescimento deve-se ao aumento da esperança de vida – a doença afecta sobretudo pessoas mais velhas – aos maus hábitos alimentares e à ausência de exercício físico, associados à obesidade, hipercolesterolemia e outras doenças ligadas à diabetes.

Apesar de a maior subida de casos ser de diabetes tipo II, a tipologia mais frequente e associada aos estilos de vida, o mesmo responsável avança que no tipo 1 houve um ligeiro aumento.

Mais preocupante é o facto de esta doença afectar cada vez mais jovens, “entre os 20 e os 39 anos”, refere, sem especificar o número de casos. “Este problema tem mesmo de ser combatido, porque já começa a ter relevância”, avança.

O estudo foi desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, em conjunto com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Instituto de Higiene e Medicina Social da Faculdade de Medicina de Coimbra e com o apoio da Direcção Geral da Saúde. Foram realizados interrogatórios e exames em a 5167 pessoas em 122 lugares escolhidos aleatoriamente.

IN DN SAPO


Responses

  1. Ola!! estou à procura de blogs portugueses de diabéticos e não encontro nenhum… alguém me pode ajudar! thanks*

  2. Não sei se este te pode interessar…
    http://vivercomdiabetes.wordpress.com/
    Bom dia e abrigado pela vista ..volte sempre…

  3. Eu este ja conheço… não conheces nenhum blog português? *

  4. Não ..só mais este..
    http://diabeticosalgarve.blogs.sapo.pt/7568.html
    .sorry..abraço e força


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: