Publicado por: bulimundo | Setembro 4, 2009

80% dos nossos alunos não gostam de ir à escola……



A qualidade da vida escolar (ou a falta dela) é um dos índices de bem-estar avaliados pela OCDE. Relatório revela que Portugal é dos que menos investe nos menores de seis anos.

Carla Marina Mendes |  in Jornal Destak

O amor aos livros, pelo menos quando se trata dos escolares, parece ser difícil de encontrar entre a maioria das crianças dos países que pertencem à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Os números confirmam a suspeita: apenas 27,2% dos jovens com 11, 13 e 15 anos dizem gostar da escola, valor ainda mais baixo em Portugal (22,8%). Contas feitas, 77,2% não gostam de ir às aulas.

A estes dados, que reportam a 2005/06, juntam-se outros, que voltam a comprometer o nosso País. Portugal surge como uma das nações que menos investimento público canaliza para os menores de cinco anos.

Dos 60 a 70 mil euros investidos, por cá, por cada jovem com menos de 18 anos, apenas 20% é destinado aos que ainda não fizeram os seis anos o que, segundo a OCDE, é considerado inaceitável. Um panorama que, de resto, não é um exclusivo nacional.

Exercício para depois

Menos mal são os dados nacionais que dizem respeito às atitudes de risco. Por cá, 11% das crianças com 15 anos dizem ter fumado pelo menos uma vez por semana – mais as raparigas (12%) que os rapazes (9%) -, para uma média da OCDE de 17%. O nosso país destaca-se na quinta posição, atrás apenas dos EUA, Suécia, Canadá e Noruega.

A tendência de uma média abaixo daquela apresentada pela OCDE mantém-se quando o tema é o álcool. Por cá, 14,5% dos jovens com 13 e 15 anos confessaram terem estado embriagados pelo menos duas vezes, contra os 19,6% verificados nos restantes países.

Mas o cenário muda quando se fala de exercício. É que, na OCDE, apenas uma em cada cinco (20,2%) crianças mais velhas pratica o exercício físico recomendado, valor que é dos mais baixos entre os países desenvolvidos. Por cá, apenas 14,6% das crianças realizam exercício moderado a vigoroso diário, o que nos confere o antepenúltimo lugar da lista.

————————————————-

Indicadores a ter em conta

PORTUGAL 14,1% | OCDE 11,0%

Mais de 14% dos jovens lusos com 11, 13 e 15 anos foram vítimas da crueldade dos colegas, aquilo que é conhecido como o bullying, avança a OCDE, com recurso a dados de 2005/06. Portugal tem dos valores mais altos.

PORTUGAL 16,6% | OCDE 12,4%

Em 2005, 12,4% das crianças da OCDE viviam em agregados em que a pobreza era uma realidade. Por cá, os valores eram superiores à média – 16,6% -, o que nos confere um lugar de destaque pela negativa.

PORTUGAL 3,2% | OCDE 10,2%

É entre os jovens do sexo masculino, com idades entre os 15 e os 19 anos, que é maior a taxa de suicídio na OCDE. Portugal destaca-se aqui como a segunda nação com menos casos – 3,2 em cada 100 mil rapazes.

PORTUGAL 8% | OCDE 7,9%

A percentagem de jovens entre os 15 e os 19 anos que não estão a estudar ou a trabalhar na OCDE varia muito consoante os países. Portugal tem um valor superior à média, mas surge à frente de Espanha (10).

——————————————————-

Mais alunos com computador

As escolas nacionais já estão todas ligadas à net e o rácio de alunos por computador passou de 18 para 5,6, entre 2005 e 2009, avançou a ministra da Educação. Maria de Lurdes Rodrigues admitiu ainda a existência de problemas de comunicação entre o Governo e os professores nos últimos quatro anos, algo que a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) lamentou apenas ter agora sido reconhecido. A FNE rejeita ainda «que o que tenha estado em causa se possa reduzir a uma questão de delicadeza ou falta de capacidade de explicação».


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: