Publicado por: bulimundo | Setembro 28, 2009

UMA PARÁBOLA DOS TEMPOS MODERNOS…RETIRADA DO BLOG: UM ZERO À ESQUERDA…

Era uma vez um tratador de macacos. Era tão perspicaz que chegou a entendê-los e a fazer-se compreender por eles. Dada a sua habilidade, o tratador gozava de prestígio entre os ajudantes a quem entregava as tarefas menos bem aceites pelos bichos. Mas as coisas começaram a correr mal e o tratador lá teve de explicar que este ou aquele ajudante haviam cometido excessos, algumas injustiças e, sobretudo, revelado pouca capacidade de explicar o que, a bem de todos, tinha mesmo de ser feito.
O terreno em que habitava possuía várias bananeiras mas o tratador, que sonhava com outros voos e gastava razoavelmente mal o que tinha, cedeu à tentação de as vender no mercado e até chegou a distribuir algumas pelos amigos mais próximos. Embora fosse dizendo que não havia de faltar comida e que, atendendo ao facto de as árvores produzirem cada vez menos bananas e do mercado já não ser o que era dantes, estava a fazer o melhor que podia, o desgoverno era tanto que um dia se tornou evidente que a quantidade de comida disponível não duraria muito mais.
Isto gerou inquietação e, não podendo deixar ficar mal os amigos de quem dependia por muitas razões, só lhe restava endurecer o discurso junto dos bichos:
– Daqui em diante – disse-lhes – cada um terá três bananas de manhã e quatro à tarde. Acham bem?
Os macacos não gostaram nada e, furiosos com as novas restrições, chegaram a levantar-se. Mas ele, seguro de si, afirmou sorridente:
– Compreendo o vosso descontentamento. Os tempos estão difíceis e há que saber ouvir. Creio que devia mudar alguns dos meus ajudantes e, como prova da minha sensibilidade aos vossos problemas, cada um terá quatro bananas de manhã e três à tarde. Que pensam disto?
Satisfeitos por ele ter aceite o seu protesto, os macacos recostaram-se muito contentes.

http://umzeroaesquerda.wordpress.com/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: