Publicado por: bulimundo | Janeiro 29, 2011

JAMAICA FAZ 40 ANOS…passei por lá meia dúzia de vezes ficou-me para sempre na memória..

 

Criado em 1971 e baptizado com o nome Bar/Discoteca Jamaica, destinava-se a atrair todos aqueles que chegavam ao Porto de Lisboa depois de longos meses em alto mar. O nome Jamaica foi deliberadamente usado para conseguir chamar ao novo bar/discoteca o homens que, vindos em barcos mercantes, chegavam à capital portuguesa oriundos das Caraíbas a bordo de navios de transporte de café.

O Jamaica foi a primeira casa de entretenimento nocturno na Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré. A primeira casa naquela movimentada rua que não se dedicava ao alterne. Ainda hoje, na Rua Nova do Carvalho no Cais do Sodré, o Jamaica continua a ser uma das poucas casas que não se dedica a esse ramo de actividade.

Com as portas abertas há já 40 anos, poucos são actualmente os lisboetas que não conhecem ou frequentaram a dado ponto das suas vidas, o Jamaica. Na verdade e pelo facto de há muito ser considerado um espaço de culto, poucos serão aqueles para quem o Jamaica não faz parte da sua própria história. Este bar/discoteca faz inegavelmente parte da memória colectiva, da memória comum de milhares de pessoas.

Para aqueles que hoje lêem estas linhas tudo até pode parecer um pouco ridículo mas a verdade é que, no Portugal dos anos 70, os espaços de diversão nocturna que existiam não eram assim tão tantos mas poucos eram aqueles onde se podia apenas beber qualquer coisa, ouvir boa música e dançar. Sem grandes dramas à volta ou outro tipo de negócios. Era no Jamaica onde se podia fazer tudo e só isto. Era ainda no Jamaica onde se podia entrar em contacto com muita da música feita lá fora. Um dos traços de marca do bar/discoteca. Local para ouvir muita e boa música importada.

Hoje o Jamaica está de parabéns. Faz 40 anos. Quase meio século a entreter gerações de alfacinhas. Um espaço que, desde o seu momento de abertura até aos dias de hoje, é e continua a ser um espaço de culto.

Para comemorar a data, está marcada para hoje o início de uma festa que promete durar meses. Pelo Jamaica, hoje e nos próximos tempos vão passar muitos dos DJ’s que desde a sua fundação puseram música naquele espaço lisboeta. Gente que contribuiu para moldar a identidade pela qual o Jamaica é conhecido.

Consideremo-nos todos “notificados a comparecer”.

Arrancam hoje as comemorações do quadragésimo aniversário do Jamaica. Uma festa que vai estender-se pelos próximos meses.

O convite está feito. Um convite para todos aqueles para quem o Jamaica foi um dos seus destinos no passado. E para aqueles que embora não conheçam o espaço já certamente ouviram falar do seu nome.

Esteja você num ou no outro grupo acredite que vai valer a pena, numa destas noites, dar um salto até ao número 6 da Rua Nova do Carvalho.

Fica o convite para uma noite de “rebeldia adolescente” no Jamaica.

Divirta-se.
Daqui:
http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/noite-o-jamaica-faz-40-anos


Responses

  1. Quem não foi ao Jamaica?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: