Publicado por: bulimundo | Junho 4, 2012

BULI OLHARES..FORÇA, CORAGEM E AUDÁCIA…

foto by bulimunda

foto by bulimunda

foto by bulimunda

 

A verdadeira coragem é uma das qualidades que su­põem a maior grandeza de alma. Observo várias espécies dela: uma coragem contra a fortuna, que é filosofia; uma coragem contra as misérias, que é paciência; uma cora­gem na guerra, que é bravura; uma coragem nos em­preendimentos, que é arrojo; uma coragem altiva e teme­rária, que é audácia; uma coragem contra a injustiça, que é firmeza; uma coragem contra o vício, que é severidade; uma coragem de reflexão, de temperamento, etc. Não é comum que um mesmo homem reúna tantas qualidades.Octávio, no pleno da sua fortuna, elevado so­bre precipícios, enfrentava perigos eminentes; mas a morte, presente na guerra, abalava sua alma. Um núme­ro incalculável de romanos que nunca tinham temido a morte nas batalhas não possuía essa outra coragem que submeteu a terra a Augusto. 
Não apenas se encontram muitas espécies de cora­gem, mas na mesma coragem muitas desigualdades. Bru­to, que teve a ousadia de atacar a fortuna de César, não teve a força de seguir a sua própria: havia alcançado o projec­to de destruir a tirania apenas com os recursos da sua co­ragem, e teve a fraqueza de o abandonar com todas as forças do povo romano, por falta desse equilíbrio de for­ça e de sentimento que sobrepõe os obstáculos e a len­tidão dos sucessos. 

Luc de Clapiers Vauvenargues, in ‘Das Leis do Espírito’


Respostas

  1. ELEVAÇÃO DO HOMEM
    ( FICHT, Conferências sobre a vocação do sábio)

    Ao empreender aquela grande tarefa, introduzi em mim a eternidade. Elevo a minha cabeça para as montanhas ameaçadoras e para as tempestades ensurdecedoras, ante as nuvens que avançam num mar de fogo, e digo: sou eterno, e desafio o vosso poder. Caia este sobre mim, e vós, céu e terra, misturados num tumulto selvagem, e vós, todos os elementos, estalai e enfurecei-vos, pulverizai num combate feroz as últimas partículas do corpo que chamo meu; minha vontade com seu plano decidido deve sobreviver audaz e fria às ruínas do universo, pois alcancei o meu destino, que é mais permanente que vós.
    Ele é eterno e eu sou eterno como ele.


Deixe um comentário

Categorias