Publicado por: bulimundo | Outubro 15, 2013

“Portugal vai entrar num tempo de subcultura, de retrocesso cultural, como toda a europa, todo o ocidente”…NATÁLIA CORREIA IN O BOTEQUIM DA LIBERDADE DE FERNANADO DACOSTA…PREMONITÓRIO..

 

 

 1 -“Portugal vai entrar num tempo de subcultura, de retrocesso cultural, como toda a europa, todo o ocidente”.

 

 2 -“Mais de oitenta por cento do que fazemos não serve para nada. e ainda querem que trabalhemos mais. para quê? além disso, a produtividade hoje não depende já do esforço humano, mas da sofisticação tecnológica”.

 

 3 -A europa será dentro de escassos anos dominada pelo quarto mundo, um mundo composto por três gigantescas maiorias de anatematizados: a dos idosos, a dos desempregados e a dos migrantes. as pressões que exercerão mudarão profundamente as estruturas de trabalho, lazer, produtividade (:)”. “os detentores dos poderes julgam que a vida se resolve com produtividade, com quantidade. o problema actual do homem não é, porém, esse: é o da desumanização, o do cansaço, o da falta de desejo, tanto a nível individual como coletivo. passa-se fome por questões políticas, não técnicas, por problemas de distribuição, não de produção. precisamos de inventar novas preguiças para criar novas sobrevivências”

 4 .O declínio de uma civilização reflete-se na maneira como trata o antigo, pessoas e edifícios…As primeiras décadas do próximo milénio serão terríveis…miséria, fome , corrupção, desemprego, violência, abater-se-ão aqui por muito tempo. A Comunidade Europeia vai ser um logro. O Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista do 25 de Abril, o Estado Social e a independência nacional sofrerão gravíssimas rupturas. Abandonados, os idosos vão definhar, morrer, por falta de assistência e comida. A esperança média de vida cairá. Espoliada a classe média declinará, só haverá muito ricos e muito pobres.” 1993


Deixe um comentário

Categorias